sábado, 2 de maio de 2009

Atividades Físicas e Saúde

2) b) http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm

A atividade física ajuda muito para se manter saudável, ajudando no desenvolvimento do metabolismo da pessoa. Os efeitos metabólicos são o aumento do volume sistólico; o aumento da potência aeróbica; o aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora da sensibilidade à insulina e a diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo. Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares ocorre, segundo os autores, a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade. E, na dimensão psicológica, afirmam que a atividade física atua na melhoria da auto-estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.
Estudos experimentais sugerem que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças degenerativas como as enfermidades cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, enfermidades respiratórias, dentre outras. São relatados, ainda, efeitos positivos da atividade física no processo de envelhecimento, no aumento da longevidade, no controle da obesidade e em alguns tipos de câncer.
Chegamos assim a conclusão que atividades físicas desenvolvem a resistência física e mental do corpo, ajudando a levar uma vida saudável, mesmo não sendo só isso o necessário para levar uma vida saudável, devemos lembrar de outras coisas como a alimentação também.

Doenças Degenerativas

2) a) Uma doença degenerativa é uma doença que consiste na alteração do funcionamento de uma célula, um tecido ou um órgão, excluindo-se nesse caso as alterações devidas a inflamações, infecções e tumores. As doenças degenerativas são assim chamadas porque elas provocam a degeneração de todo o organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro. Normalmente, as doenças degenerativas são adquiridas por erros alimentares (ou uso excessivo de gorduras de origem animal) e uma vida sedentária. Classificam-se como doenças degenerativas o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer (cancro), Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma etc.
Pesquisas feitas mostram que pessoas que praticam atividades físicas têm menos riscos de ter doenças degenerativas, pois as atividades físicas estimulam o cérebro e os outros órgãos do corpo, assim os desenvolvendo, e como essas doenças estão muito ligadas a problemas nos órgãos, fazer exercícios ajuda no tratamento e na prevenção dessas doenças, estimulando o funcionamento desses órgãos, e assim, evitando esses problemas.
Uma alimentação saudável também ajuda muito no tratamento dessas doenças, e quando feita junto as atividades físicas pode ser muito mais eficaz do que o tratamento com remédios.