segunda-feira, 27 de abril de 2009

Principio da Sobrecarga


Também conhecido como o principio da elevação progressiva da carga. Este principio relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em conseqüência aos estímulos de treinamento (esforço físico). O aumento regular e progressivo da carga (total) de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria de rendimento. Observa-se que essa reação do organismo é muito rápida inicialmente, tornando-se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performance cada vez maiores e melhores.
Ou seja, o princípio da sobrecarga diz que para um atleta obter uma resposta satisfatória ao treinamento, deverá ser aplicado uma sobrecarga com o exercício específico para a atividade.
Por exemplo: O organismo sofre ajustes ao exercício. Se um atleta está fazendo um treinamento onde ele pedala uma certa distância a uma velocidade média de 25km/h o seu organismo vai se ajustar para aquele esforço, por isso depois de um tempo vai ficar relativamente fácil de pedalar nesse ritmo, e se ele se manter nesse ritmo não vai ter nenhum ganho de condição física. Então deve-se adicionar uma sobrecarga ao exercício, podendo se o aumento da velocidade ou da distância por exemplo. Dizemos então que se um exercício está fácil é porque houve um ganho de condição física.
A este principio estão ligados mais alguns outros: Princípio da Especificidade, Princípio da Continuidade, Princípio da Aplicação da Carga Crescente, Princípio da Aplicação da Carga Variável, Princípio da Sucessão Exata, Princípio da Periodização.

6 comentários:

Unknown disse...

adoreiiiiii me ajudou muito , muito obrigado para quem fez esse trabalho muito obrigado mesmo

Unknown disse...

Obrigado abriu minha mente sobre o assunto.

Unknown disse...

Valeo mesmo , me Ajudou muito em um trabalho de Ed Física !!!

João Pedro Mancio Mendes da Silva disse...

Muito bom a explicação desse conseito. Muito obrigado me ajudou muito.

Anônimo disse...

muito bom, esclareu parte de minhas dúvidas.

Unknown disse...

Opa ... Muito bom mesmo ... Valeu pra quem fez :)